terça-feira, 17 de outubro de 2017

SOB ENCOMENDA

Quando assumiu a escrita como ofício, pensou que seria algo glamuroso, épico, um status parecido com celebridade. Talvez as referências ainda românticas sobre o que é a escrita, tenha desafiado o papel virtual em branco, as ideias e a encomenda.
Uma grande amiga, uma irmã de alma pediu um texto, um poema, uma série de palavras cúmplices para descrever o seu amor por seu novo companheiro. Mas o desafio lhe pareceu maior, quando tentou fazer a conexão daqueles sentimentos que acompanhou pouco a pouco, de toda ordem, tempo e lugar, mas que descrevia o amor dela e dele, ao contrário se fosse dela própria e dele próprio.
Então usou da observação e do seu amor pela amiga para dizer como a viu crescer. Que admirou a retomada de uma amizade que teve aqueles desencontros típicos, mas que estava num baú muito especial.
Naquele final de ano, daquela cena quando vimos um casal se beijando entre os fogos de artifício, aquela energia foi realmente mágica. Da cumplicidade que se fortaleceu em taças de vinho, passeios, madrugada a fio de conversas, risos, choro, ah as lágrimas, caíram fácil, muito mais dos seus olhos do que dos meus. Ainda choro, mas as lágrimas não me caem com tanta facilidade, porque você sabe as casquinhas, agora bem mais suaves do meu coração.
Porque sou uma ópera e você é um rock´n roll com samba e afro music, tudo misturado. Mas eu derivo, porque é impossível falar de você, da sua jornada dentro de linhas retas e margem definida.
Você esteve mais no pele a pele comigo, mas representa todas as minhas maravilhosas amigas da temporada. Você sabe de todos os meus segredos, todos!!! Eu apago os rastros de navegação, da comida do prato, mas deixei com você todo o meu sentimento revelado. Todas as náuseas e todos os segredos dos meus amores e dissabores.
Mas onde está o texto da encomenda? Deve estar me perguntando. Então eu respondo minha querida, isso tudo é para seu amor saber quem você é. E o quanto você se fez para chegar até ele. E eu estava lá no dia que se conheceram. Que dádiva!
Agora as lágrimas chegaram fáceis nos meus olhos, porque ver o amor de vocês assim ainda tão bebê me fez de novo acreditar nas infinitas possibilidades. Desculpe-me, mas sempre fui boa em fazer os outros chorarem, talvez tenha habilidade de terceirizar essa emoção. Sou drama, mas sou comedia, você sabe.
Vocês são meus afilhados, meus lindos, minha inspiração. Obrigada por me mostrar que o amor é fácil. Licença que a vista embaçou de um jeito mais lindo do mundo.